Devaneios

Reflexões sobre vida, trabalho e tudo que me faz pensar

Sobre Abdominais e Análise de Dados

Reflexão #001

Comecei a fazer academia e o lugar que eu estou indo resolveu fazer um desafio: quem fizer mais abdominais remadores sem parar ganha prêmios em produtos fit.

A parte legal é que eles colocaram um quadro com o desempenho de cada um dos concorrentes. Como estou estudando Python, decidi (após transcrever todos os 27 registros no Excel) analisar como está esse conjunto de dados. Seguem os principais insights:

A primeira coisa que vi no quadro foi o valor máximo: 1.110 abdominais. Uma professora de jiu-jítsu fez essa quantidade gigantesca em 45 minutos sem parar. Após retirar esse outlier, calculei a moda, mediana e média: 30, 75 e 111, respectivamente.

Com isso, já sabemos que é uma distribuição à direita, tendo mais valores nos números mais baixos, porque, afinal, é mais fácil ter gente (como eu) fazendo 30 abdominais do que os 1.100 da lutadora. Para finalizar, fiz esse boxplot aqui. Eu uso esse gráfico no Excel quase sempre, para analisar Transit Time de navio, mas no Python ele fica muito mais 'aesthetic'.

É isso, a academia já serviu pra algo.

Gráfico distribuição de abdominais
Abdominais São Complexos
KPIs Live
0:00 Tempo no Site
1 Páginas
0% Scroll
0 Engajamento